crescer | viver | pertencer 

Visão

A Cooperativa Manga a Pé pretende ajudar a recuperar características humanas importantes que se estão a perder.

As crianças têm vindo a perder oportunidades para se desenvolverem ao seu ritmo, usando as suas próprias ferramentas, a conhecerem-se a si mesmas e assim cumprir em plenitude a sua infância. Os horários demasiado preenchidos de pais e filhos e a extinção da brincadeira de rua praticamente sufocou a atividade que a evolução humana desenvolveu ao longo de milénios para preparar as crianças para serem adultos: brincar. Brincar é uma necessidade absoluta das crianças e um direito consagrado pelas Nações Unidas, mas tornou-se assim uma atividade que os adultos têm que organizar e que demasiadas vezes controlam. Queremos devolver às crianças as oportunidades que são delas por direito e desde sempre. Temos que garantir condições para brincarem livremente.

A par da recuperação das oportunidades para brincar, apoiamos a convergência das práticas pedagógicas com uma visão de futuro para a educação, sustentada no desenvolvimento de robustas competências socioemocionais e na formação de adultos adaptados aos desafios que esse futuro vai trazer.

Na nossa visão, também as redes de apoio e o sentido de comunidade precisam de ser fortalecidas. Queremos contribuir para recuperar esses laços criando oportunidades para um reencontro adequadas às exigências do quotidiano atual. Queremos que também as crianças sintam e vivam a pertença à sua comunidade, e que observem e experienciem o exercício de cidadania que nasce de objetivos e projetos comuns e partilhados.

Cooperativa

Somos uma entidade sem fins lucrativos cujo objeto é contribuir para o desenvolvimento pleno e feliz das crianças, para a promoção de competências essenciais para o futuro, e para a promoção de valores democráticos e de cidadania.

A brincadeira livre tem um grande destaque nas nossas atividades, pois é através da brincadeira que os humanos concretizam a sua infância, tornando-a memorável e repleta de experiências que constroem os adultos que serão.

Podem apoiar a nossa missão e os nossos projetos através de:

Órgãos Sociais

Administração e Coordenação  Joana Ascenso

Mesa da Assembleia  Rodrigo Martins | Ana Catarina Antunes

Fiscalidade  Alexandra Ferreira

Questão frequente

Porquê o nome "Manga a Pé"?

Somos da geração que viu as mangas (o fruto) aparecer nos supermercados. Apareciam então descritas como "manga avião" ou "manga barco" porque as mangas cresciam longe e, para chegarem até nós, tinham que viajar de avião ou de barco. Entretanto foi a própria atividade de brincar que se tornou um fruto exótico, porque passou a obrigar a planeamento, esforço e deslocações de toda a família para concretizar. Queremos que esta "manga" que é o brincar esteja acessível "a pé", ou seja, no quotidiano das crianças e dos adultos, devolvendo a infância às crianças e a comunidade a todos.