ciência de brincar 

 a ciência já sabe muito sobre a brincadeira

Aqui apresentamos alguns resultados de artigos científicos sobre a brincadeira. Não são traduções dos artigos originais mas sim resumos dos argumentos e dos resultados que apresentam.

Os artigos originais podem ser consultados nos links indicados e contêm todos os detalhes e referências interessantes a outros trabalhos relacionados.

Neste artigo, o reconhecido especialista Peter Gray põe a brincadeira entre crianças de idades diferentes no contexto da evolução histórica e cultural do ser humano. O que se perde ao separar as crianças por idade para brincar e para aprender?

Fonte: The Special Value of Children's Age-Mixed Play

Peter Gray, 2007

American Journal of Play, volume 3, number 4

Jan 2023

Neste artigo os autores fazem uma revisão dos estudos existentes sobre os benefícios do recreio escolar no desenvolvimento, saúde e bem-estar das crianças. Também fazem o contraponto da importância da atividade livre no recreio com a crescente pressão dos resultados académicos. Quão importantes são os recreios escolares? O que ganhamos ao valorizá-los?

Fonte: The Crucial Role of Recess in Schools

de Catherine L. Ramstetter, Robert Murray and Andrew S. Garner, 2010

Journal of School Health, November 2010, Vol. 80, No. 11

Mar  2023


Imagem © Arquivo AMTC